ESTIMULAÇÃO PRECOCE

“O DESPERTAR DO BEBÊ" - JANINE LÉVY

Marília Costa - Pesquisa


Clique aqui

-------------------------------------------------------------------------------------

A CRIANÇA E O SEU DESENVOLVIMENTO MOTOR NO 1º ANO DE VIDA

ÂNGELA CORTES GOIS
- Fisioterapeuta

Clique aqui

-------------------------------------------------------------------------------------

APRENDIZAGEM

Marília Costa

Aprendizagem é vida, saúde e renascimento.
Do nascimento aos jovens da melhor idade, aprender é tornar a vida mais alegre e feliz.
Atualmente com a tecnologia avançada, o maior grupo de usuários da Internet é o grupo da melhor idade. Mas se você não é chegado a uma tela de computador, há cursos e aulas variadas de bordado, pintura , hidro ginástica,dança de salão,teatro ,alongamento, natação ,alem das viagens,leitura e a música, que aguçam sua curiosidade,seus sentidos e fazem você se comunicar e continuar integrado a sociedade.

Os Baixinhos
Como diz o meu aluno enciumado, quando me contava que tinha uma suíte só para ele, e eu perguntei, tinha porque?
-Tinha até aparecer aquela “criatura” lá em casa.(sua irmã recém nascida)
Esta “criatura” deve ser estimulada em todos os aspectos de seu desenvolvimento:
- Da Coordenação motora
- Psicomotor
- Linguagem
- Social

Esta “malhação” deve ser iniciada no primeiro dia de vida.Só assim não vai saltar etapas importantes na sua motricidade como por ex: rolar-engatinhar, que futuramente poderão prejudicar seu desenvolvimento motor e sua fala.

Estimulação Precoce
É necessário que a criança seja estimulada em todas as oportunidades em seu dia a dia, pois em seus primeiros 3 anos de vida sua aprendizagem pode ser duplicada.
Alguns exemplos simples que podem ser de grande valia:
-Coloque um móbile pendurado no teto em cima do berço na direção de seu olhar.Terá um efeito maravilhoso em seu equilíbrio futuramente.
No primeiro mês ao tentar sustentar a cabeça e olhá-lo, estará estimulando seu cerebelo, responsável por seu equilíbrio.
Este móbile deve ser trocado todo mês.

Chão
Criança criada no chão é mais saudável e melhor se desenvolve.
Ela precisa ter espaço, sem perigos, para bater pernas, abrir os braços e movimentos largos como: rolar, ficar de bruços ,desvirar,rastejar e engatinhar. Se estimulada precocemente irá andar no tempo previsto.

Andar
Aos 8 meses quando começa a ficar em pé segurando em uma grade ,sua percepção do mundo a sua volta é outra.Quando começa a andar, o ficar ereto e se locomover é importantíssimo para a exploração do ambiente e desenvolvimento de seus sentidos e percepções.O não andar na idade cronológica certa poderá acarretar uma série de dificuldades de aprendizagem, na fala,e emocional.

Importante
Quando os pais ou professores da creche notarem no desenvolvimento da criança, atrasos na aprendizagem, é importante que procurem logo o profissional adequado para a devida estimulação.Quanto mais cedo melhor.
Um atraso em andar por ex. deve ser logo procurado uma fisioterapeuta que estimulará os músculos que se fizerem necessário.

Por que?
A partir dos 3 anos , inicia-se a idade dos por quês,que devem sempre serem respondidos com linguagem simples e articulação correta.
É muito interessante para os pais, verificar que seus ensinamentos, pouco tempo depois serão ditos pela criança no momento certo,as vezes incoveniente para os adultos,mas de maneira muito engraçada.

Piadinhas
”Do meu baixinho que chegou para tratamento só falando as vogais com quase 3 anos, agora com 4, não querendo ir na escola nova, me disse depois da minha preleção sobre as maravilhas do colégio,sacudindo os ombros:
-Tô fora! Não posso me concentrar , os meninos são muito bagunceiros.(falando tudo certo)

“Ou a ruiva de três anos quando iniciando sua contabilidade perguntei:Você ganhou três balas,depois o papai lhe deu mais duas,com quantas balas ficou? Pensou e mandou:
- Muitas

Pré-Dislexia
No decorrer dos 4 e 5 anos há uma maturação neurológica normal, em que a criança apresenta:
-Inversões e espelhamento de movimentos nos desenhos,números e letras.
-Ligar pontos e escrita da direita para esquerda.
-Na fala apresenta : inversões ex: camaquinho/macaquinho; pancainha/campainha;
troca de fonemas sonoros por surdos ex:bode /pote; vaca/faca; janela/chanela .
Porém se essas dificuldades persistirem no início da alfabetização, já estará se instalando uma pré dislexia, e será necessário procurar uma profissional na área de psicomotricidade.
Resolvida esta problemática antes da alfabetização estaremos prevenindo contra a Dislexia, que aparece quando a criança já está alfabetizada aos 7 anos.

DISLEXIA

Vimos na Pré Dislexia as dificuldades que as crianças podem sinalizar em sua aprendizagem, que se não tratadas a tempo irão prejudicar sua alfabetização.
A DISLEXIA é a DIFICULDADE de LEITURA E ESCRITA.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS:

-Troca de fonemas surdos por sonoros e vice versa ex: p/b, t/d, c/g, f/v cuja articulação é semelhante, mas auditivamente distintos.
-Espelhamento e inversão de letras escritas ex: d/b; p/q.
-Troca na posição espacial das letras nas sílabas ex: pro/por; pla/pal.
-Omissão na leitura e na escrita de fonemas, sílabas, palavras e muitas vezes uma frase inteira,tornando assim sua leitura incompreensível.
-Desatenção e dispersão.
-Desorganização geral no trabalho escolar.
-Dificuldade de se expressar, apresentando vocabulário pobre, frases curtas e imaturas. Conseqüentemente suas redações não têm pensamento lógico e organização de pensamento.
-Dificuldade de interpretação de textos, assim como compreensão de ordens escritas e enunciados de problemas matemáticos.
-Ritmo de leitura lento, sem continuidade e sem fluência em palavras que apresentem dificuldades.
-Troca de posição espacial de algarismos, tornando sua matemática dificultada ao passar resultados de contas e problemas.Ex: 37/73

Como podem ver, com esses problemas, torna-se um verdadeiro martírio para o disléxico, que conseguiu a duras penas se alfabetizar, acompanhar o currículo normal da escola.
Geralmente são confundidos como desinteressados, vadios.

É MUITO IMPORTANTE NÃO CONFUNDIR FRACASSO ESCOLAR E FALTA DE INTELIGÊNCIA COM DISLEXIA.

O fracasso na escola pode também ter origem em problemas de audição, visuais, emocionais ou neurológicos.

Disléxicos famosos como ALBERT EINSTEIN, SIR WINSTON CHURCHILL, AGATHA CHRISTIE, LEONARDO DA VINCE, NELSON ROCKEFELLER, FRANKLIN D.ROOSEVELT cujas inteligências são indiscutíveis, e artistas de nomes internacionalmente conhecidos como TOM CRUISE E CHER, provam isto.

CURIOSIDADE

EINSTEIN foi expulso da escola e teve que ser alfabetizado por sua mãe, que foi a primeira a notar sua habilidade com os números.

TRATAMENTO

O tratamento é feito pela fonoaudióloga com ênfase em psicomotricidade com exercícios nas áreas de: lateralidade , posição no espaço, treinamento auditivo, figura fundo,organização de pensamento etc.
É interessante notar que a música é um fator de grande importância no tratamento da Dislexia.

Tenho notado nos meus 28 anos como Fonoaudióloga e Psicomotricista, tendo tido inúmeros casos de Dislexia, que quase sempre o Disléxico é desafinado, mas tem muita vontade de cantar.
Sempre recomendo que ele faça um trabalho musical aprendendo a tocar um instrumento, fazendo parte de um coral ou atualmente, cantando com Vídeoke, para que melhore seu ritmo e sua discriminação auditiva dos sons.

CASO INTERESSANTE

Há algum tempo atendi um adolescente de 13 anos que desde os 8 anos de idade vinha fazendo tratamento de uma Dislexia severa, ainda apresentando leitura em ritmo muito lento e pausando em cada palavra, dificuldade de interpretação de texto,compreensão de ordens, enunciados de problemas e conseqüentemente na execução e ordenação lógica dos cálculos, redação com vocabulário pobre e idéias desordenadas.
Logicamente tinha aversão a ler e escrever, mas gostava muito de música e cantar (desafinadíssimo).
Descobri em nossas conversas que era fã de Zeca Pagodinho.
Foi então através das melodias e letras famosas deste compositor, que consegui que melhorasse sua leitura das letras das músicas,cópias organizadas das mesmas, cantasse e depois declamasse os versos e principalmente o seu ritmo.
Aliada as outras terapias de Fonoaudiologia e psicomotricidade conseguiu ao final de um ano letivo, melhorar sensivelmente de suas dificuldades, assim como seu desempenho no colégio.Pedi ao pai que lhe desse de presente de aniversário um Videoke e assim poder reunir colegas fazendo reuniões musicais em casa.
Ficou tão animado com seu novo desempenho na leitura, que começou a ensaiar a fazer versos e dizê-los bem para a namorada. E VIVA O AMOR!

O DISLÉXICO TEM CURA?

Não, o Disléxico melhora e se policia. Sempre recomendo que ele faça uma cuidadosa correção nas redações antes de entregar aos professores e atenção ao passar os resultados das contas. Já adulto verificar a redação de seus discursos, a inversão dos números nos trabalhos em computadores e que aprimorem sua leitura oral.

ORIENTAÇÃO NA ESCOLA

O Orientador Educacional da escola, deve ao ser cientificado pelos pais ou pela Fonoaudióloga do aluno Disléxico, orientar os professores para que não o exponham a situações constrangedoras, como por exemplo leituras orais sem prévio treinamento, e para que lhe seja dada uma atenção especial .

Aos interessados no assunto indico o Site da Sociedade Brasileira de Dislexia:
www.dislexia.org.br

MARILIA COSTA

 

 

         

 

 

 

 

 

 

 

 

 

© Todos os direitos reservados - Ano 2002