DEGLUTIÇÃO ATÍPICA
E O REEQUILIBRIO DA MUSCULATURA ORO FACIAL

MÉTODO ESPAÇO DIRECIONAL BEUTTENMÜLLER

É muito comum os pais notarem em crianças de 6 e 7 anos que a arcada superior de seu filho está projetada para frente(o dentuço).Muitas vezes é a arcada inferior que se projeta ou o queixo está para trás (famoso queixo de Noel Rosa).
Esta é a hora de procurar um Ortodontista indicado por seu Dentista familiar.
Porém antes que esta arcada se projetasse, houve causas que a levaram a esta posição e que muitas vezes não foram percebidas pelos pais e que se tratadas por uma Fonoaudióloga poderiam ter sido evitadas:

O QUE DEVE SER OBSERVADO

Em primeiríssimo lugar deve ser observado na criança desde 2 ou 3 anos a posição de língua no repouso(quando não está falando).

Se ele estiver com a lingua projetada entre dentes, já estará iniciando um processo de respirador bucal,constantemente de boca aberta.

Depois observe quando fala palavrinhas com /S/ e /Z/, /T/ e /D/, se também apresenta esta projeção de língua entre dentes. Já estará também empurrando com a ponta da língua os dentes incisivos superiores e projetando sua arcada superior.

Uma pergunta, os pais ou uma pessoa que lida com esta criança fala assim? Por imitação a criança o fará. Neste caso o adulto terá que ser tratado em primeiro lugar, e não é difícil a correção por um Fonoaudiólogo.

Por favor não imitem a criança falando errado ,para fazer gracinha ou ser solidário.Os adultos devem dar o exemplo certo.

Na sua Deglutição ele também projeta a língua empurrando os dentes incisivos?

Em fonemas como /S/ e /Z/ a criança costuma mover queixo para direita ou para esquerda,fazendo assim uma mordida cruzada?

Chupou chupeta por longo tempo ou sugou o dedo?


O QUE FAZER?

Muitas vezes alguns Odontopediatras atentos, ao serem procurados pelos pais para aplicação de fluor ou verificação de cáries,notam ao conversar com a criança, alertando aos pais e indicando um tratamento Fonoaudiológico já aos 3 ou 4 anos.
Porém se ele “achar que deve esperar mais alguns anos, ou que não tem importância que isto passa”,está na hora dos pais agirem.

- A primeira posição importante de língua é no repouso:

DEVERÁ ESTAR RELAXADA NO PISO DA BOCA

- Como conseguir isto da criança?

Peça para dar um Suspiro:
Inspirar pelo nariz suave,cheirando uma flor ou uma comida gostosa e soltar o ar após uma pausa, pela boca fazendo:

AH.................... sem som

Uma dica válida para melhorar a Deglutição atípica é tomar líquidos com canudinho reto, não dobrado. A ponta da língua ao procurar o doce ficará posicionada atrás do canudo em cima, não podendo tocar os dentes.

A criança respiradora bucal exagerada ou aquela que os pais notam que ”baba” no travesseiro a noite, deve ter pesquisado seu sistema respiratório por um Otorrinolaringologista , ou ainda um Alergista, para que se verifique o porque da não respiração nasal normal.

Um profissional que poucos lembram de procurar nestes casos de Deglutição Atípica e que é de suma importância é o Ortopedista.

CASO INTERESSANTE

Recebi de um Ortodontista a indicação de uma adolescente de 13 anos para fazer o tratamento de Reequilibrio da Musculatura Oro Facial e Deglutição Atípica.
Logo ao entrar na sala percebi sua postura inadequada de ombros caídos e língua projetada entre dentes. Ao sentar piorou.
Apresentava ainda boca constantemente aberta e era respiradora bucal exgerada.
Aos fazer o exame de Glossografia (impressão da língua no palato e outros posicionamentos) do Método Espaço Direcional Beuttenmüller para Deglutição, observei que tinha Deglutição Atípica e posicionamento errado de vários fonemas que estavam prejudicando a correção Ortodôntica.
Porém um fator importante no caso foi alertar a mãe para levá-la ao Ortopedista para a correção postural , que afetava a sua postura de língua.
Foi um espanto geral, filha de médico que não aceitava a indicação, e o próprio Ortodontista duvidava do procedimento, enfim fiquei um pouco desacreditada, mas levaram.
O Ortopedista encontrou após a radiografia ,vários defeitos em sua coluna como Escoliose, Lordose e além de aparelho inicial a ser usado indicou Natação.
Com isto logo estava com a Deglutição correta ,seu aspecto facial embelezado, mas ainda teve que continuar muito tempo com o tratamento Ortopédico.
Como puderam notar vários procedimentos podem ser observados e tratados preventivamente.O uso do aparelho desde cedo evitará um tratamento mais demorado na adolescência e são obtidos ótimos resultados.

Apresento agora a entrevista sobre Ortodontia Preventiva, que fiz com a Dra.Lucy Talon, Cirurgiã Dentista experiente da Odontoclínica da Marinha.

ORTODONTIA PREVENTIVA -   Clique aqui

 

 

         

 

 

 

 

 

 

 

 

 

© Todos os direitos reservados - Ano 2002